verticis
DEIXE SEU E-MAIL PARA MAIS NOVIDADES

Quebre o ciclo da procrastinação em 4 passos

“Vou responder esse e-mail mas antes vou só pegar uma água, ver essa rede social e etc”. Isso parece familiar para você?

Procrastinar é adiar ou deixar para depois alguma tarefa ou compromisso. Se você não cuida poder ficar eternamente nesse ciclo vicioso e não produzir mais nada no seu dia a dia.

Atualmente o fluxo de trabalho é muito grande para pouco tempo e organização, por esse motivo muitas vezes acabamos tendo esses momentos de fuga e procrastinando. Esse comportamento acontece porque vamos encarar que ficar nas redes sociais é bem mais atrativo do que passar o dia criando planilhas, entregando relatórios e respondendo e-mails.

Por isso acabamos procrastinando, ou seja, trocando atividades que no momento parecem muito monótonas e chatas por ócio mesmo quando temos prazos s e responsabilidades. Nos tornando menos produtivos na nossa rotina.

O que os especialistas dizem sobre a procrastinação?

Esse comportamento é mais comum do que as pessoas imaginam e é estudado há tempos por psicólogos, neurologistas e todos os tipos de especialistas. Observe o que alguns deles falam sobre essa reação.

O pai da psicanálise, Sigmund Freud, afirmava que os seres humanos adiavam certas situações por medo da morte. De acordo com ele adiar uma tarefa nos deixaria com algo por fazer no fim.

Já o pesquisador Pier Steel acredita que no nosso cérebro existem dois mecanismos que são responsáveis por esse comportamento, o sistema límbico e o córtex pré-frontal. O primeiro é ligado a prazer e o segundo tenta controlar as vontades do primeiro, ou seja, quando procrastinamos é porque o córtex pré-frontal cansou rapidamente de planejar o futuro e é aí que o límbico intervem, pedindo ações que resultem em prazer instantâneo.

Pare com a procrastinação em 4 passos

Micro metas

Divida uma meta grande em micro objetivos, assim será mais fácil de finalizá-los e isso trará uma sensação de realização que te motiva a continuar completando todas as suas metas.

Início, meio e fim

Não comece diversas tarefas simultaneamente , isso não é produtividade.

Quando você dá início a várias atividades, acaba não entregando elas com a qualidade desejada e ainda fora do prazo.

Técnicas para gerenciar o seu tempo

Você não precisa inventar ideias mirabolantes sobre como ser mais produtivo e organizar o seu tempo. Na internet existem vários aplicativos e técnicas que podem te ajudar de maneira fácil e prática.

Um bom exemplo é a técnica de Pomodoro, ela funciona da seguinte forma: você faz uma lista de todas as tarefas que precisa realizar durante o dia, depois você divide o seu tempo em períodos de 25 minutos e foca 100% em uma tarefa, sem distrações.

Após os 25 minutos, você faz uma pausa de 5 minutos e retorna para o ciclo repetindo ele 4 vezes (4 x 25 min). Assim que finalizar esse ciclo completamente, você faz uma pausa de 30 minutos.

Comece agora mesmo!

Nenhuma dica ou fórmula no mundo irá funcionar se você realmente não erguer as mangas e colocar a mão na massa. A única forma de quebrar esse ciclo vicioso é começar a fazer o que precisa ser feito.

E você, vai começar?

DEIXE SEU E-MAIL PARA MAIS NOVIDADES

Deixe seu comentário

Últimos Posts

Endereço

Rua Nunes Vieira, 304/701 – Santo Antônio, Belo Horizonte MG – CEP: 30350-120

Endereço

Rua Augusto de Assis, 22, sala 101 – Santa Tereza, Barbacena MG – CEP: 36201-050

Email

valentesegurosmg@gmail.com

Fale conosco pelo WhatsApp whatsapp